DIA DA MULHER
Hoje este espaço é para você, GUERREIRA!
08/03/2012 02:30 - HERCÍLIA GALINDO - Do FolhaPE
O Dia Internacional da Mulher é daquelas datas que acabam criando um clima coletivo todo especial, quando as mulheres se tornam o assunto principal em todas as situações do cotidiano: na família, no trabalho, entre os amigos, colegas de trabalho e até pessoas nem tão próximas. Todas em busca de uma oferta de carinho, rosas... O dia 8 de março, no fundo, serve para marcar um dia todo dedicado a estas donas de casa, profissionais, estudantes, esposas, namoradas, amantes, filhas, mas, acima de tudo, guerreiras.
A data, além das homenagens às mulheres contemporâneas, tem um forte significado histórico. É que neste dia – 8 de março –, em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve reivindicando por melhores condições de trabalho. Por conta desta “ousadia”, elas foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Este foi apenas um dos acontecimentos que, no decorrer dos séculos, permitiram que em alguns países a mulher seja vista com a capacidade e o poder que merece. O poder de administrar e sustentar a família, de conseguir tempo para se especializar na profissão escolhida, para se sentir feminina, para se tornar até presidente de um país.
A todas vocês, mulheres de fibra e incansáveis, e homens que as admiram durante todos os dias do ano, o FolhaPE traz este especial feito com muito capricho, com a experiência de mulheres que superam obstáculos a cada dia, quebrando as barreiras do preconceito e abrindo caminho para mais conquistas. Delicie-se com a história dessas mulheres comuns, misturadas a nós, e que não param de plantar a semente da igualdade de direito entre os sexos, porque o gênero pode até mudar, mas a raça humana é mesmo uma só. Parabéns a todas as mulheres do planeta!
Ofício: ajudar crianças a virem ao mundo Vida religiosa exige o abandono de sonhos como a maternidade e a vida matrimonial Limpeza urbana é ofício praticado com orgulho para manter vida digna com família Sargento Flôr contribui para reduzir preconceito sobre atuação da mulher na PM Canteiro de obras também é lugar de mulher Lívia Falcão: “Teatro é a minha escola, o público junto, um ensaio constante” Lutadora de MMA é a única mulher faixa preta de jiu-jitsu no Estado Falta de rotina e ocorrências diferenciadas atraíram mulher para perícia criminal Valdênia escolheu a direção de um coletivo para guiar a sua vida profissional Meio século de liderança no Morro da Conceição Educando crianças sem esquecer das de casa
FolhaPE
0 comentários:
Postar um comentário