OLHAR FEMININO
publicado em 08/04/2012 às 00h00.
Botox no cabelo
Produto é utilizado para dar mais brilho e maciez às madeixas e começa a virar febre nos salões
Da redação
redacao@folhauniversal.com.br
A toxina botulínica, mais conhecida pela marca Botox, tem mil e uma utilidades, que vão desde o preenchimento estético de rugas e marcas de expressão até o uso medicinal no combate à enxaqueca e ao estrabismo. Agora seu uso começa se difundir também em salões de beleza.
Mas calma, não é preciso espetar o couro cabeludo com agulhas para tirar proveito da novidade. A agulha até acompanha o kit de aplicação de uma das marcas que vendem o produto no Brasil, mas o botox, na forma de creme, é usado sobre os cabelos e promete dar mais brilho e maciez – cuidando dos fios danificados, hidratando-os profundamente. O produto age de dentro para fora e suporta até 10 lavagens.
A ação da toxina no cabelo é parecida com o de outros tratamentos, como a cauterização, porque sela os fios preservando sua hidratação interna. Livre de substâncias como o formol, é eficiente para recuperar as fios depois de outros tratamentos mais agressivos, como as luzes, sem trazer dano para as madeixas. "A primeira ação de qualquer outro tratamento químico é abrir as cutículas do cabelo, o que dá aquela sensação de cabelo áspero. O botox preenche a cutícula e sela", explica o cabeleireiro Jorge Couto. Livre de escamas, a luz bate nos fios e reflete mais intensamente, o que deixa os cabelos mais brilhantes.
Ele explica que esse tipo de técnica não substitui a progressiva, porque não alisa os fios. "Na verdade não passa de um outro tipo de hidratação para o cabelo." Por enquanto o produto só está disponível para uso profissional, o que significa que não dá para comprar em qualquer loja e usar em casa. O botox é aplicado sobre os cabelos úmidos, em cada uma das mechas, acompanhado de uma massagem. Depois é aplicada uma máscara reconstrutora que deve agir por 20 minutos antes de o cabelo ser enxaguado. "Ele não é um finalizador, sempre vai precisar de outro produto para dar o efeito esperado, mas reduz o frizz e o volume", diz Couto.
O efeito liso pode ser obtido se, durante a aplicação, for usada uma chapinha. Mas também é possível deixar os fios cacheados ou só definir as ondulações naturais com a ajuda de um difusor. "O legal é que você sente o cabelo mais maleável e macio na hora", exalta o cabeleireiro.
Folha Universal
0 comentários:
Postar um comentário